Médica que trabalhou no SUS na pandemia tem direito a desconto do Fies

Médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde que trabalharam no âmbito do Sistema Único de Saúde, durante o período de vigência da emergência sanitária decorrente da pandemia da Covid-19, têm direito a desconto de 1% da dívida do Fies, por mês trabalhado, conforme Decreto Legislativo 6, de 20 de março de 2020.

Esse foi o fundamento adotado pelo juiz Leonardo Tocchetto Pauperio, da 16ª Vara do Distrito Federal, para conceder tutela de urgência em favor de uma médica que pedia o desconto de 21% de sua dívida com o Fies, por ter trabalhado 21 meses durante a crise sanitária.

Na decisão, o magistrado apontou que a médica comprovou ter trabalhado no âmbito do SUS durante a vigência da emergência sanitária. “Assim, nos termos da fundamentação supra, verifica-se a probabilidade do direito alegado”, registrou.

A médica foi representada pelo advogado Kairo Rodrigues.

Clique aqui para ler a decisão
Processo 1090899-41.2023.4.01.3400

Fonte: Consultor Jurídico – CONJUR

Tem dúvidas sobre este assunto?

Entre em contato com nosso escritório, estaremos à disposição para ajudá-lo.

Veja outros Artigos & notícias

Notícias

O CID nos atestados médicos

Você sabia que incluir o Código Internacional de Doenças (CID) no atestado médico sem a anuência do paciente viola o sigilo médico profissional?  Isso acontece porque a decisão de revelar

Leia mais »
Artigos

Especialistas com a palavra

Convidada pelo diretório estadual do Podemos para participar das análises técnicas do projeto de Reforma Tributária, agora tramitando no Senado após passar pela Câmara dos Deputados, a Subseção de Cascavel

Leia mais »