Notas fiscais terão aceitação garantida em janeiro de 2026 após adiamento do IBS/CBS

O Fisco decidiu adiar a validação obrigatória dos campos de IBS e CBS nas notas fiscais a partir de janeiro de 2026. Com isso, as notas emitidas nesse período não serão rejeitadas caso esses campos não estejam preenchidos.

A mudança foi formalizada pela Nota Técnica 1.33, assinada pela Receita Federal e pelo Encat, e dá mais tempo para que as empresas ajustem seus sistemas e processos internos à nova tributação prevista na Reforma Tributária.

Apesar do adiamento da validação automática, a obrigação legal de informar o IBS e a CBS continua válida. Ou seja, mesmo sem rejeição da nota, as empresas devem seguir a legislação e prestar corretamente essas informações.

A Receita Federal também deixou claro que essa flexibilização é temporária e que a validação dos campos será exigida futuramente, em data ainda não definida. Por isso, a recomendação é que as empresas continuem se preparando para a implementação definitiva do IBS/CBS.

Fonte: Contábeis

Este conteúdo é um informativo, para ver o original clique aqui.

Tem dúvidas sobre este assunto?

Entre em contato com nosso escritório, estaremos à disposição para ajudá-lo.

Veja outros Artigos & notícias

Artigos

ISS Fixo para sociedades Médicas

A Constituição Federal outorgou aos Municípios a competência tributária para instituir o ISS (Imposto Sobre Serviço) que é, portanto, um tributo municipal, atualmente regulamentado por meio da Lei Complementar nº

Leia mais »