TODO RESULTADO É DECORRENTE DE ERRO MÉDICO?

O erro médico é um dano causado pelo profissional ao paciente, que ao realizar um procedimento possui expectativas prévias, que devem ser alinhadas em relação ao resultado almejado. 

Vários fatores podem influenciar no resultado almejado, fazendo com que as expectativas não sejam alcançadas, o que pode ocorrer em razão de causas externas que não se relacionam com o procedimento em si. 

Fatores, como por exemplo o biológico, podem influenciar de maneira positiva ou negativa no resultado de um procedimento, o que torna fundamental que haja uma comunicação prévia e alinhamento de expectativas entre profissional e paciente. 

Além disso, existem erros inerentes a cada procedimento que podem ocorrer mesmo quanto todas as técnicas são seguidas corretamente. 

Para que se caracterize o erro médico e, a possível responsabilização, é essencial avaliar se o profissional atuou de acordo com os padrões de conduta exigidos para aquele procedimento específico. 

Ou seja, é necessário comprovar que o dano ocorreu diretamente em razão de uma ação ou omissão do profissional e, não por fatores externos ou condições preexistentes do paciente.

Nessa perspectiva, uma assessoria jurídica especializada assume um papel essencial na análise detalhada de cada caso específico, considerando todas as suas nuances e possibilidades, para fins de avaliar eventual responsabilidade, ou não, do profissional de saúde. 

Por: Andressa Ruschel

Tem dúvidas sobre este assunto?

Entre em contato com nosso escritório, estaremos à disposição para ajudá-lo.

Veja outros Artigos & notícias

Notícias

Arbitragem em matéria Tributária

A propositura do Projeto de Lei (PL) nº 4.257/19, prevê a instituição, bem como a utilização da arbitragem em matéria tributária como uma via alternativa. O referido projeto propõe alterações

Leia mais »