Aprovada isenção de Imposto de Renda para rendas mensais de até R$ 5 mil

O governo sancionou a lei que isenta do Imposto de Renda quem recebe até R$ 5 mil por mês. A regra também cria descontos para salários de até R$ 7.350 e aumenta a tributação apenas para rendas muito altas. A medida passa a valer em janeiro de 2026 e deve beneficiar mais de 15 milhões de pessoas, sendo que mais de 10 milhões deixarão de pagar o imposto.

Para compensar a perda de arrecadação, a lei eleva a cobrança sobre quem ganha acima de R$ 600 mil por ano, sem afetar serviços públicos nem exigir cortes de gastos. Alguns rendimentos, como heranças, doações, poupança e aposentadorias por doença grave, ficam fora dessa nova regra.

A proposta foi aprovada por unanimidade no Congresso e é vista como um avanço na busca por um sistema tributário mais equilibrado, no qual quem ganha menos paga menos e quem ganha mais contribui mais.

Fonte: Legisweb

Este conteúdo é um informativo, fonte original clique aqui.

Tem dúvidas sobre este assunto?

Entre em contato com nosso escritório, estaremos à disposição para ajudá-lo.

Veja outros Artigos & notícias

Notícias

PGFN abre negociações de dívidas do FGTS

Empregadores com pendências do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) já registradas em dívida ativa podem buscar condições especiais para regularizar esses valores, conforme o Edital de Transação

Leia mais »