Autismo e Imposto de Renda: você poder ter dinheiro a recuperar

No Imposto de Renda, despesas com educação têm limite de dedução, mas gastos médicos podem ser abatidos integralmente. A grande discussão envolve os custos educacionais de crianças e adolescentes com TEA, como mensalidades, apoio pedagógico e terapias.

Com o entendimento do Tema 324 da Turma Nacional de Uniformização, a Justiça passou a reconhecer que esses gastos podem ser considerados despesas médicas, mesmo quando realizados em escolas regulares inclusivas. Isso permite a dedução total no IR e até a restituição de valores pagos a mais nos últimos cinco anos.

Na prática, a decisão reduz a carga tributária das famílias e reforça o direito à educação inclusiva. Para garantir esse benefício, é importante ter laudo médico, guardar comprovantes e declarar corretamente. Se houver negativa da Receita, é possível buscar o reconhecimento na Justiça.

Esse avanço aproxima a regra tributária dos princípios de inclusão e dignidade, trazendo mais justiça fiscal para famílias de pessoas com TEA.

Fonte: Portal Migalhas
Este é um conteúdo meramente informativo.

Para ver o original clique aqui 

Tem dúvidas sobre este assunto?

Entre em contato com nosso escritório, estaremos à disposição para ajudá-lo.

Veja outros Artigos & notícias

Artigos

Na direção oposta?

Setor de serviços sofrerá aumentos que podem onerar em mais de 200% a carga tributária atual A complexidade do sistema tributário brasileiro não é novidade. Segundo dados do Banco Mundial,

Leia mais »
Notícias

O CID nos atestados médicos

Você sabia que incluir o Código Internacional de Doenças (CID) no atestado médico sem a anuência do paciente viola o sigilo médico profissional?  Isso acontece porque a decisão de revelar

Leia mais »